UTILIDADE PÚBLICA INFORMÁTICA – Dicas

 

Geral

 

Aprenda a usar bem o correio eletrônico

 

O correio eletrônico é um dos mais usados e interessantes recursos proporcionados pela Internet. Aos poucos, ter um endereço eletrônico fica tão importante quanto ter telefone, para quem quer se comunicar. E mais: vale também como uma espécie de carteira de identidade no mundo virtual.

Com seu endereço configurado no computador, dá para se comunicar com o vizinho de mesa do escritório, da rua ao lado, atravessar a rua e percorrer o mundo todo sem sair de sua cadeira.

Munido de um programa de e-mail, o internauta tem o poder de  enviar não só mensagens, mas anexar documentos em formatos de texto, gerados em outro programa, e de fotografias.

Depois de fazer uma assinatura com o provedor de acesso pago ou gratuito, o internauta recebe o nome de sua caixa de correio (nome@nomedoprovedordeacesso.com.br) e uma senha. O nome com o símbolo @ equivale à caixa postal de correio convencional.

Mas isso não é suficiente para sair se correspondendo com o mundo. É preciso um programa específico que administra as mensagens eletrônicas.

Os dois principais programas de navegação, “Explorer”e “Netscape”, vêm acompanhados respectivamente do “Outlook Express” e “Messenger”.

O caminho percorrido pela mensagem (veja quadro ao lado) é simples. Depois de escrever a carta, é preciso conectar o computador ao provedor de acesso, clicar no botão Enviar e pronto.

A mensagem sai do micro, vai para o servidor do provedor e de lá sai instantaneamente para o servidor do destinatário.

Assim que ele se conecta na rede mundial e abre seu programa de correio eletrônico para verificar a correspondência, o servidor de seu provedor envia para o disco rígido de seu micro as mensagens recebidas. Está estabelecida a comunicação entre remetente e destinatário.

A maioria dos provedores ensina como fazer os ajustes para configurar nome e outras firulas no programa de e-mail. Se você escolher algum provedor gratuito que ofereça conta de e-mail convencional, vai precisar ajustar o programa por conta própria.

Nesse caso, ao abrir o programa “Messenger”, por exemplo, clique em Edit e em Preferences. No item Mail & Newsgroups, pressione Identity.

Preencha os dois primeiros campos com seu nome e seu endereço de e-mail.

Em seguida, clique em Mail Servers. Em Incoming Mail Servers, clique em Add (acrescentar). No primeiro campo, preencha o nome do servidor (pop3.nomedoservidor.com.br). Em tipo de servidor, escolha POP3 Server. No campo de baixo, coloque o nome  que vem na frente do símbolo@.

Clique em Ok. No campo Outgoing mail (SMTP) server, digite, o smtp.nomedoprovedor.com.br. Por último, clique em Ok.

No “Outlook Express”, acione os itens Ferramentas, Contas e Correio. Clique no botão Adicionar e Correio. Siga as instruções, que estão em português e que são mais simples que o programa “Messenger”. Para criar uma mensagem nova, clique no primeiro botão da esquerda do Outlook e no segundo botão da esquerda do “Messenger”.

No primeiro campo, coloque o endereço do destinatário. Não deixe de preencher o campo Subject (Assunto) com algo sucinto.

No último espaço (o maior de todos), escreva o conteúdo da mensagem. Se estiver conectado, basta clicar no botão Enviar ou Send.

 

Como deixar pastas em ordem

 

Caixa de correio eletrônico tem de ser organizada para conseguir dar fluxo à correspondência a ser lida e a ser enviada.

Existem duas opções para quem quer dicas de como organizar suas gavetas virtuais.

O dono da caixa postal pode criar pastas para guardar mensagens por assunto. Recebe toda a correspondência na caixa de entrada e depois separa as cartas por categoria.

É a forma mais simples, pois, nesse caso, basta criar as pastas em qualquer um dos programas de correio eletrônico. No “Messenger”, basta iluminar o item Local Mail e clicar com o mouse nos itens File e New Folder. No primeiro campo, é preciso criar o nome do assunto, Trabalho, Pessoal, por exemplo.

No “Outlook Express 5.0”, é preciso clicar em Pastas locais. No menu de ferramentas, clique em Arquivo, Nova e Pasta. No primeiro campo, digite o nome da pasta. Agora, se quiser que as cartas de trabalho cheguem direto na pasta criada, o neo-internauta vai ter de se dar ao trabalho de criar regras para que as mensagens sejam redirecionadas.

Esse processo é mais complicado no “Messenger”. Clique em Edit e Message Filters. Pressione o botão New e dê um nome para essa regra (Filter Name). No campo de baixo, há várias regras (“subject”, assunto, “sender”, remetente, “to”, para). Escolha, por exemplo, “to”. No campo ao lado, opte por “is” (para). No último da direita, escreva o seu endereço de e-mail. Mais embaixo, vai encontrar o campo Move do folder (mover para a pasta). No campo da direita, designe o local da pasta e clique Ok.

No “Outlook Express”, clique em Ferramentas, Regras para mensagens e Correio. Pressione o botão Nova. No primeiro campo, habilite a primeira opção. Repita o mesmo procedimento no segundo campo. Você vai ver que o campo 3 vai aparecer com as duas regras que você habilitou. Agora, clique no link azul da primeira regra e especifique o e-mail do remetente. Clique no botão Adicionar para implementar essa ação. E depois em Ok. Não esqueça de clicar também no segundo link azul. Vai abrir uma caixa com a lista de pastas do “Outlook”. Você deve selecionar a pasta para onde quer deslocar a mensagem do remetente. Clique em Ok e mais uma vez em Ok para terminar. Agora, toda vez que chegar mensagem desse fulano, ela vai para a pasta especificada.

 

Avalie prós e contras dos papéis de carta

 

A mensagem eletrônica pode ganhar mais charme com novos recursos que os programas de e-mail oferecem. Equivalem aos papéis de carta que as meninas adolescentes adoravam colecionar para sua correspondência.

O “Outlook Express” deu vazão a essa fantasia e criou uma seleção de papéis de carta (há os sérios, os cafonas e os engraçadinhos). Na verdade são figuras com formato htm que chegam como anexos.

O papel de carta do “Outlook” tem efeito quando o destinatário tem o mesmo programa para ler a mensagem. Caso contrário, vai receber uma figura anexa, que ás vezes perde o sentido.

Em teste feito enviando papel de carta pelo “Outlook”e recebendo a mensagem pelo “Messenger”, chegou apenas um pequeno quadrado no corpo da mensagem.

Em outra palavras, somente surte efeito se o remetente tiver certeza de que seu destinatário vai conseguir ler o mesmo programa.

Para quem usa o “Outlook”, basta clicar na pequena flecha do lado do botão Nova mensagem e escolher a seleção oferecida pelo programa.

Se quiser, também pode deixar o fundo colorido. Basta clicar em Formatar, Plano de Fundo e em Cor e escolher sua preferida.

O internauta também pode optar pelo tamanho da letra e mudar a cor. Vale lembrar que o destinatário vai poder ler a letra (inclinada para a direita ou esquerda, por exemplo) se tiver o mesmo tipo de fonte (letra) em seu microcomputador.

Se quiser, pode incluir uma foto como pano de fundo. Fica um pouco confuso, pais a mensagem pode se “perder”na foto.

O “Messenger” também permite mudar a cor da letra e aumenta-la em alguns graus. Mas não tem a opção de escolher muitas variações de letras.

Talvez por achar que nem todos usam o mesmo programa de correio eletrônico, como o da Microsoft.

 

Serviço ajuda a achar e-mail

 

Achar alguém na Internet é tarefa que exige busca nos mecanismos de pesquisa. Se estiver procurando alguém, basta abrir os endereços de busca e digitar nome e sobrenome.

Quanto mais detalhes tiver sobre a pessoa, melhor. O www.altavista.com é indicado para buscar gente que tem endereço nos EUA.

O www.radaruol.com.br tinha até segunda-feira 82.782 nomes cadastrados em sua lista. O http://people.yahoo.com permite achar também endereços e telefones.

Se o nome não estiver lá, o site redireciona a pesquisa para uma ferramenta que pode cobrar até US$40 pelo serviço.

Para procurar por alguém, é melhor ter uma pista. Se quem estiver à caça do nome tiver uma pista do nome do provedor, uma dica é entrar no portal e tentar usar a ferramenta de busca.

Agora, o resultado somente vai dar certo se o dono da caixa postal tiver se dado ao trabalho de ter feito um registro em alguma das listagens disponíveis na Internet.

Caso contrário, essa pesquisa de e-mail equivale a procurar uma agulha em um palheiro.

 

 

Segurança

 

Evite os inconvenientes dos e-mail não solicitados

 

Basta possuir uma caixa postal para começar a receber aquelas mensagens estranhas, que não têm remetente e geralmente querem anunciar algum produto ou serviço. Isso sem falar das “correntes da felicidade” ou dos chamarizes de dinheiro fácil.

Mensagens não solicitadas entopem os servidores dos provedores de acesso. Dessa forma, o usuário acaba sendo prejudicado, já que sua conexão fica mais lenta. O ideal é não baixar essas mensagens do servidor, para não aumentar o tempo de conexão – e, conseqüentemente, a conta telefônica – e não correr o risco de ser infectado por vírus. O usuário pode usar filtros de caixa de entrada do “Outlook Express” e do “Netscape Messenger”.

Mas há uma forma mais eficaz de selecionar as mensagens antes de baixa-las de seu provedor. São os programas anti-spam, disponíveis em diversos sites, como o http://4email.4anything.com ou o www.tucows.com.br.

Em geral, esses softwares permitem checar os e-mails diretamente no servidor, antes de baixar as mensagens. O usuário pode apagar a correspondência não solicitada.

Os usuários de webmail também contam com recursos para evitar as mensagens indesejadas. O Hotmail (www.hotmail.com), por exemplo, possui um filtro que direciona os e-mails sem destinatários para uma pasta chamada “Mensagens genéricas”, na qual as correspondências permanecem por apenas um mês.

Boa parte dos outros serviços contam com filtros de caixa de entrada. O usuário pode definir quais remetentes ou títulos de mensagens quer ignorar, por exemplo.

É bom lembrar que o usuário pode remover esses filtros a qualquer momento.

O leitor deve estar se perguntando como os outros internautas podem ter acesso a seu correio eletrônico. Seguem algumas recomendações que podem ajudar a reduzir a exposição de seu endereço eletrônico pela rede.

Em primeiro lugar, nunca responda a um e-mail spam. Isso só comprovará ao remetente que seu endereço é válido e que ele pode continuar enviando mensagens.

Não saia por sites desconhecidos preenchendo cadastros com seu e-mail. Antes de mais nada, procure saber se o site pertence a uma instituição confiável, que não vai vender bancos de dados dos clientes cadastrados.

Abra uma segunda conta de e-mail apenas para se cadastrar em grupos de notícias ou serviços não confiáveis. Caso você comece a receber muitas mensagens não solicitadas, tudo fica mais simples – é só encerrar essa conta e abrir outra, com outro nome.

 

Reforce o sigilo do seu correio eletrônico

 

Para evitar que seus e-mails sejam lidos por espiões da Internet, é possível utilizar recursos de criptografia, processo que embaralha as mensagens quando elas saem do seu computador. Ao chegarem no micro do destinatário, os e-mails criptografados são decodificados.

Para ter acesso a essa tecnologia, é preciso instalar componentes adicionais em programas de e-mail, como o “Outlook Express”. Os principais métodos de criptografia funcionam da seguinte maneira: cada computador gera números aleatórios, conhecidos como chaves.

Ao receber um e-mail criptografado, o PC decodifica o texto utilizando a chave da pessoa que mandou a mensagem. Veremos duas maneiras de criptografar e-mail, ambas utilizando o “Outlook Express”, programa que vem incluído no sistema operacional “Windows 98”.

É possível criptografar e-mails utilizando os “Certificados”, recurso disponível no “Outlook Express”. Para fazer isso, é preciso obter um certificado de autenticação – arquivo utilizado para criptografar mensagens.

Existem várias empresas que fornecem certificados de autentificação, que geralmente cobram uma taxa mensal ou anual pelo serviço.

A BT Trustwise (www.trustwise.com) e a VeriSign (www.verisign.com/client/index.html) oferecem certificados gratuitos por 60 dias. Após preencher alguns questionários, o usuário recebe um e-mail que traz link para a página de instalação.

Basta visitar essa página e digitar a senha fornecida no e-mail: aparecerá uma tela com o botão “install”que, ao ser pressionado, ativa o certificado.

Para utilizar a criptografia, clique no menu Ferramenta e no item Criptografar quando estiver redigindo uma mensagem. Só é possível enviar mensagens criptografadas para alguém se você tiver o certificado dessa pessoa.

Para mandar seu certificado para alguém, envie uma mensagem com a assinatura digital, clicando em Ferramentas e Assinar digitalmente. Para que o destinatário consiga “ler” a sua assinatura, essa primeira mensagem não deve ser criptografada.

Por determinação do governo, americano, o “Outlook Express” não permite a utilização dos sistemas modernos de criptografia, que oferecem maior segurança.

Existe um programa gratuito que supera essa limitação, o “PGPi 6.5”, disponível no endereço www.pgpi.org/products/nai/pgp/versions/freeware/win32. O programa permite gerar chaves de até 4.096 bits, mais seguras.

Depois de instalar o programa e criar a sua chave (clicando em Iniciar, “Programas”, “PGP Keys” e pressionando CTRL+N) é preciso transmiti-la para os sites que armazenam informações de segurança, para que outras pessoas possam obter a sua chave.

Para envia-la, marque o item “Send my Key to root”, que aparecerá quando você estiver criando a chave. Para encontrar chaves de outras pessoas, clique em “Server e Search”. Depois, digite o nome completo da pessoa e pressione Enter. Se a chave for encontrada, basta clicar nela com o botão direito do mouse e escolher a opção “Import do local keyiring”.

Para enviar mensagens criptografadas, acione o botão “Encrypt PGP”, na barra de ferramentas do “Outlook Express”. O destinatário precisa ter o “PGPi 6.5” instalado.

 

Serviços oferecem mais segurança

 

Hoje, o e-mail é cada vez mais utilizado por pessoas e empresas que precisam transmitir informações confidenciais.

Se você não precisa de todos os recursos oferecidos pelas ferramentas de criptografia, pode utilizar serviços de webmail que protegem a privacidade das mensagens.

O ZipLip (www.ziplip.com) permite o envio de e-mail com senha, que precisa ser comunicada ao destinatário por telefone ou por outra conta de e-mail. O serviço oferece 5,5 Mbytes para armazenar mensagens.

Além disso, o usuário pode determinar o “prazo de validade” das mensagens, fazendo com que elas se tornem ilegíveis após um determinado período. O ZipLip criptografia os e-mails utilizando chaves de 128 bits.

Chaves criptográficas são seqüências de números gerados pelo computador. Quanto maior o número de bits de uma chave, mais números ela contém e maior sua segurança.

O HushMail (www.hushmail.com) protege as mensagens com chaves de 1.024 bits.

Para fazer isso, a empresa que criou o HushMail precisou se instalar no Caribe até o final do ano passado, o governo dos EUA proibia a exportação de chaves criptográficas potentes, por considera-las vitais para a estratégia militar americana.

Especialistas também recomendam atualizar o navegador para uma versão com segurança de 128 bits. Netscape e Microsoft oferecem as atualizações, disponíveis em sites como o www.tucows.com.

 

 

Velocidade

 

Faça webmail ficar mais veloz

 

A versatilidade dos serviços de webmail tem um preço: leitura e transmissão de mensagens costumam ser mais lentas do que com os programas de e-mail tradicionais (como o “Outlook Express”, e o “Netscape Messenger”).

Com os programas de e-mail, as operações são executadas no próprio PC do usuário, com mais rapidez. Alem disso, esses programas permitem a leitura de mensagens mesmo que o usuário não esteja conectado à Internet.

Outra vantagem é o espaço: como os e-mails ficam guardados no próprio micro, é possível armazenar muito mais mensagens. Cada 130 mensagens ocupam aproximadamente 1 Mybite.

Alguns serviços de webmail permitem a integração com programas de correio eletrônico, o que aumenta a velocidade de transferência. Para usar o recurso, é preciso configurar o PC.”

No “Outlook Express”, clique em Ferramentas, selecione Contas e clique em Adicionar correio. Depois, será preciso digitar o endereço POP3, utilizado pelo “Outlook Express” para se conectar à Internet. Os serviços de webmail que oferecem o recurso fornecem essa informação ao usuário.

Quando o “Outlook Express” recolher as mensagens, a sua conta de webmail ficará vazia: os e-mails passarão a estar disponíveis apenas no seu micro. Para evitar que isso aconteça, clique em Ferramentas, Contas, selecione a sua nova conta de webmail e clique em Propriedades.

Depois, basta selecionar a guia Avançado e assinalar o item Deixar uma cópia das mensagens no servidor.

 

Anonimato

 

Envie mensagens no anonimato

 

Além de reforçar a privacidade do e-mail utilizando recursos de criptografia, também é possível enviar mensagens sem ser descoberto, utilizando o Anonymiser Mail, um serviço de webmail anônimo.

O serviço é gratuito e está a disponível no endereço www.anonymiser.com/3.0/services/email.cgi.

Acessando o site, o internauta encontra um formulário parecido com os serviços de webmail, com espaços para escrever a mensagem e definir o destinatário. Ele não deve ser utilizado, porque do usuário.

Antes de enviar a mensagem, é preciso ativar o sistema SSL, que impede que a comunicação entre o usuário e o Anonymiser Mail seja monitorada por espiões da Internet. Para fazer isso, basta clicar no link que aparece acima do formulário, após a frase “this form is insecure”.

O Anonymiser Mail é um “remailer”, sistema de transmissão de mensagens que procura impedir a identificação do autor de um e-mail.

O sistema encaminha a mensagem para um servidor especial, que a transmite para outro e assim por diante, até que a origem do e-mail seja indecifrável. Para dificultar ações de espionagem, os dados são criptografados.

A Anonymiser, empresa que fornece o serviço, avisa que ele não pode ser utilizado em atividades criminosas. Nesses casos, a empresa poderá revelar a identidade do usuário à Justiça.

 

 

Serviços de Webmail

 

Veja suas mensagens de qualquer micro

 

Conheça alguns serviços de webmail

 

Hotmail (www.hotmail.com)

 

Espaço para mensagens: não divulgado.

Características: verifica os arquivos anexadas recebidos pelo usuário, evitando vírus; o usuário pode utilizar o MSN Messenger, programa que avisa quando chegaram novos e-mails; possui versão em português, mas as telas de ajuda estão em inglês; permite integração limitada com o “Outlook Espress”.

 

Mail.com (www.mail.com)

 

Espaço para mensagens: 5 Mbytes.

Características: o usuário recebe espaço para fazer anotações e agenda de compromissos; oferece mais de cem domínios para escolher; é associado à TrustE, entidade que fiscasliza a manutenção de privacidade em serviços da Internet.

 

Brasil Online – BOL (www.bol.com.br)

 

Espaço para mensagens: 1Mbyte

Características: possui corretor ortográfico para mensagens escritas em português, inglês e espanhol; oferece links diretos para as salas de bate-papo do UOL e a ferramenta de busca Miner; pode ser utilizado com programas de e-mail no sistema POP3; o cadastro é rápido.

 

IG Mail  (www.ig.com.br)

 

Espaço para mensagens: 4 Mbytes

Características: poucos recursos; utilizado em conjunto com programas de e-mail (POP3), oferece muitas opções para o gerenciamento de mensagens; assinantes do IG podem evitar mensagens sem acessar o webmail, pelo sistema SMTP.

 

MailBR (www.mailbr.com.br)

 

Espaço para mensagens: 5 Mbytes

Características: os e-mails recebidos podem ser automaticamente encaminhados para outra caixa postal; o usuário pode escolher entre cem domínios diferentes; possui recurso de auto resposta; inclui disco virtual para guardar arquivos; compatível com o sistema POP3.

 

ThatWeb (www.thatweb.com)

 

Características: promete buscar as mensagens em outras contas de e-mail; o usuário não precisa fazer configurações, bastando digitar seu endereço eletrônico e senha; funciona melhor com caixas postais do tipo webmail; oferece catálogo de endereços de e-mail, que pode ser importado do Outlook Express”.

 

Yahoo Mail (www.yahoo.com.br)

 

Espaço para mensagens: 3 Mbytes

Características: oferece agenda de compromissos e espaço para as anotações do usuário; possui auto-resposta; é compatível com programas de e-mail (POP3); pode ser utilizado com o comunicator pessoal Yahoo Messenger, que avisa quando há mensagens novas.

 

Email.com (www.email.com)

 

Espaço para mensagens: 5 Mbytes

Características: verifica e-mails recebidos em outros endereços; só permite enviar três cópias de cada mensagem ao mesmo tempo; oferece função Return Receipt, que avisa quando o destinatário recebeu a mensagem; comandos em inglês.

 

 

UTILIDADE PÚBLICA INFORMÁTICA – Dicas

 

Segurança

 

Defenda-se de vírus que chegam via rede

 

Conheça algumas soluções para proteger o PC

 

HouseCall Scan (http://housecall.antivirus.com)

 

Empresa: Trend Micro

Características: serviço gratuito que elimina vírus do micro; fácil de usar, não precisa ser instalado no computador; não impede a contaminação por vírus, a varredura completa pode demorar mais de uma hora.

 

ScanMail for Outlook (www.antivirus.com/freetools/smo)

 

Empresa: Trend Micro

Dowload: 2,9 Mbytes

Características: antivírus gratuito que ajuda a evitar contaminação por vírus recebidos por e-mail, analisando os arquivos anexados; requer o Outlook Express 97 ou 98.

 

InnoculatelT 5.0 (http://antivirus.cai.com)

 

Empresa: Computer Associates

Dowload: 3,2 Mbytes

Características: programa antivírus gratuito, que também pode ser atualizado gratuitamente; o site do fabricante está congestionado, podendo dificultar a atualização do programa.

 

ZoneAlarm 2.1 (www.zonealarm.com)

 

Empresa: Zone Labs

Dowload: 1,6 Mbytes

Características: é um firewall, programa que dificulta o acesso de intrusos ao micro; gratuito para usuários domésticos; fácil de instalar e configurar; oferece razoável proteção contra cavalos de tróia.

 

Mcfee Clinic (www.mcfee.com)

 

Empresa: Network Associates

Características: serviço de proteção on line; pode ser testado gratuitamente por duas semanas; promete atualização automática contra novos vírus; oferece ferramentas para melhorar o desemprego do micro.

 

Norton AntiVírus 2000 (www.symantec.com.br)

 

Empresa: Symantec

Download: 28,9

Características: teste gratuito por 30 dias, menus e comandos em português; conta com recurso Live Update, que facilita a atualização do programa; o download é demorado.

 

Saiba como evitar scripts

 

Para se defender dos vírus de script que chegam por e-mail, clique em Ferramentas e Opções da Internet, no painel do “Internet Explorer”. Depois, selcione o item Segurança e clique no ícone Sites Restritos. Escolha o nível de segurança Alto, evitando a contaminação por vírus de script.

No ano passado, foi descoberto o “Bubbleboy”, primeiro vírus de script a atacar e-mails.

 

O “Internet Explorer 5” permite criar uma lista de sites confiáveis. Para fazer isso, clique em Ferramentas, Opções da Internet e selecione o item Segurança. Depois, basta clicar no ícone Sites confiáveis e adicionar os endereços serviços de webmail que você deseja utilizar. Para finalizar, escolha o nível de segurança Médio para os sites da lista.

Ao contrário da maioria das páginas, que funcionam perfeitamente sem os “cookies” (arquivos de texto enviados para o computador do internauta, para registrar informações a seu respeito), os serviços de webmail costumam exigir o uso desse recurso.

Os “cookies” podem comprometer sua privacidade, porque permitem aos sites monitorar seus movimentos na Internet, registrando as páginas que você visita. Para resolver o problema, é possível instalar o “IDcide” (www.idcide.com), programa gratuito que permite o uso de “cookies”, mas impede o monitoramento.

 

 

Orientação

 

canalaberto@uol.com.br

 

UTILIDADE PÚBLICA INFORMÁTICA - Orientação

 

Segurança

 

Esther Dyson edita o boletim de tecnologia “Release 1.0, é autora do best seller “Release 2.0”e preside a Icann (Internet Corporation for Assingned Names and Numbers). Tradução de Clara Allain.

 

E-mail: edyson@edventure.com

 

UTLIDADE PÚB. INFORMÁTICA – Literaturas e Livros

 

 

Livro

Autor

Editora

1º ASP – Guia Completo

Weissinger

C. Moderna

2º Guia Internet de Conectividade

Cyclades

Cyclades

3º Orale 8 Programação PL/SQL

Urman

Mc Graw

4º Hackers Expostos

Macclure

Makron

5º Segurança Máxima

Anônimos

Campus

6º Dominando o Delphi 5 – A Bíblia

Cantù

Makron

7º Manual Completo do Hacker

Spiman

Book Expr

8º Clientes.com

Seybold

Makron

9º Flash 4 para Windows e Macintosh

Ulrich

Campus

10º Hacker Como Ser e Evita-lo

Rebite

Book Expr

Pesquisa: InformEstado. Fontes: Livrarias Atlas, Científica, Cultura,

 FNAC, LCTE, Saraiva, Siciliano e Triângulo.

 

 

UTILIDADE PÚBLICA INFORMÁTICA – Orientação

 

Velocidade, resolução e rendimento dos cartuchos são alguns dos elementos a considerar na compra de máquina.

 

Saiba como escolher uma impressora

 

ALGUNS MODELOS DE IMPRESSORA JATO DE TINTA

 

Resolução

Velocidade

Cartuchos

Rendimento dos cartuchos

Garantia

Preço

Onde comprar

Até R$ 300

Canon BJC 2000

720x 360ppp

4ppm em preto/2ppm em cores

Preto (R$ 18,50) e colorido (R$ 32)

100 págs. (preto) e 100 págs (colorido)

3 anos

R# 299

Elgin (tel. 0800 12-6999

Epson e Stylus Color 440

720x

720ppm

5ppm em preto/2,5ppm em cores

Preto(R$ 52) e colorido (R$ 69,40)

220 págs. (preto) e 450 págs.(colorido)

Indica o nível de tinta.

1 ano

R$ 279

Epson (tel. 0800 12-0040

HP DeskJet 610C

600x  600ppp

5ppm em preto/2,5 ppm em cores

Preto (R$70) e colorido (R$ 70)*

325 págs. (preto) e 310 págs (colorido)

1 ano

R$ 299

www.hp.com.br

Lexmark Color 3200

1.200x 1.200ppp

6ppm em preto /2,5ppm em cores

Preto (R$69) e colorido (R$79)

600 págs. (preto) e 200 págs (colorido)

1 ano

R$ 299

Lexmark (tel. 0800 55-4555

Xerox C4

600x 300ppp

3 ppm em preto /1ppm em cores

Preto (R$85) com refil de (R$ 26) e colorido (R$85)

250 págs. (preto) e 160 págs. (colorido)

3 anos

R$ 189

www.xerox.com.br

R$ 301 a R$ 600

Canon BJC 6000

1.440x 720 ppp

8 ppm em preto/5 ppm em cores

Preto (R$ 37) e coloridos (R$ 32 cada)

500 págs. (preto) e 280 págs. (coloridos)

3 anos

R$ 599

Elgin (tel.  0800 12-6999)

HP DeskJet 840C

600x 1.200 ppp

8 ppm em preto /5ppm em cores

Preto (R$70) e colorido (R$70)*

415 págs. (preto) e 360 págs. (colorido

1 ano

R$ 499

www.hp.com.br

Lexmark Z51

1.200x 1.200 ppp

10 ppm em preto/5 ppm em cores

Preto (R$ 69 e colorido (R$79)

600 págs. (preto) e 200 págs (colorido)

1 ano

R$ 599

Lexmark (tel. 0800 55-4555)

 

Xerox XJ8C

1.200x 1.200 ppp

8 ppm em preto

/4ppm em cores

Preto (R$99) e colorido (R$ 89)

1.025 págs. (preto) e 275 págs. (colorido. Indica o nível de tinta.

3 anos

R$ 399

www.xerox.com.br

Acima de R$ 601

Epson Stylus Color 900

1.440x 720 ppp

12ppm em preto/10 ppm em cores

Preto (R$91) e colorido (R$ 109)

1.200 págs. (preto) e 570 págs (colorido) Indica o nível de tinta

1 ano

R$ 1.029

Epson (tel. 0800 12-0444)

HP Deskjet 930C

1.200x 2.400 ppp

9 ppm em preto /7,5 ppm em cores

Preto (R$70) e colorido (R$70)*

840 págs. (preto) e 450 págs (colorido)

1 ano

R$ 749

www.hp.com.br

Olivetti Artjet 20

1.200x 1.200 ppp

10ppm em preto/5 ppm em cores

Preto (R$105) e colorido (R$122)

1.060 págs. (preto) e 450 págs. (colorido.

1 ano

R$ 850

www.olivetti.com.br

 

 

 

UTILIDADE PÚBLICA INFORMÁTICA - Cursos

 

Conheça alguns cursos oferecidos via Internet

Os custos devem ser checados com as respectivas instituições de ensino

 

Curso de Economia

 

Universidade Anhembi Morumbi (www.anhembi.br/ei)

Oferece cursos á distância de pós-graduação em moda e comunicação e de extensão em administração, economia e finanças, moda e turismo. Os cursos são divididos em módulos e foram desenvolvidos com metodologia da própria universidade.

 

Curso de Saúde

 

Universidade Virtual  (www.universidadevirtual.br)

O Site de ensino virtual da Universidade de Brasília traz cursos de Terapêutica Cardiovascular, Organização da Educação Brasileira e sobre educação ambiental. Há ainda informações sobre outras universidades da região Centro-Oeste.

 

Unifesp Virtual  (www.virtual.epm.br/home/index.htm)

Site com cursos de aperfeiçoamento em Nutrição e Saúde Pública, Ortopedia Oncológica, Dermatologia Básica, Histopatologia e Simulação de Desastres. Os cursos são oferecidos gratuitamente.

 

Web School  (www.webschool.com.br)

Portal de ensino à distância na área de saúde, com cursos nas áreas de medicina, nutrição e saúde mental, por exemplo. Possui links para cursos on line oferecidos no Brasil e no mundo.

 

Curso de Música

 

Técnicas de Composição Musical  (portoweb.com.br/compor)

Guia de consulta para a composição musical no qual são desenvolvidos conteúdos como harmonia e contraponto, escalas, tonalidade e escrita musical. O curso é gratuito e pode ser acessado pela própria página, sem necessidade de download.

 

Curso de Guitarra Moderna Online (www.arrakis.es/~vidal/guitarra/guitar.htm)

Para os principiantes no instrumento, com conteúdo claro e bem organizado. O curso é gratuito e fala sobre a organização das notas no pentagrama e no braço da guitarra, além de afinação, escalas, arpejos e modos gregos. Em espanhol.

 

Curso de Artes

 

Curso de Aerografia (www.aerografia.com)

Iniciantes encontrarão noções sobre o uso do aerógrafo e profissinais pode encontrar dicas e idéias interessantes para trabalhar e ampliar sua técnica. Cada aula custa R$ 40 e a primeira é gratuita.

 

Curso de Informática/ Orientações

 

Curso de Flash 4 (www.abnet.com.br/cursos)

Ensina a criar animações com o programa da Macromedia. Usando os tutoriais, é possível criar filmes interativos com recursos audiovisuais para web. A primeira aula é gratuita e o curso completo custa R$20.

 

Linguagem C (ead1.eee.ufmg.br/cursos/C)

Curso gratuito da Universidade Federal de Minas Gerais. O cronograma de atividades inclui aulas introdutórias sobre a Linguagem C e exercícios sobre variáveis e expressões.

 

 

 

UTILIDADE PÚBLICA INFORMÁTICA

 

Dicas para impressão

 

Para que a numeração de páginas dos textos no “Word 2000” seja impressa no formato 1/10; 2/10; 3/10 e não 1/1; 2/2; 3/3 é preciso ativar o menu Exibir e clicar na opção Cabeçalho e Rodapé.

A área de cabeçalhos é aberta, e o leitor pode, então, inserir um texto ou campos automáticos como é o caso da numeração de páginas.

Na barra de ferramentas flutuante, que aparece no centro da tela, existem dois botões para inserir numeração. O primeiro, que mostra um único símbolo “#”, é usado para inserir o número da página atual.

O segundo botão, que tem o símbolo “##”, é usado para mostrar o número total de páginas do documento.

 

 

 

 

UTILIDADE PÚBLICA INFORMÁTICA – Segurança

 

MS receita remédio amargo contra vírus

 

Os hackers que criam vírus como o I love you e o Melissa adoram o Outlook, programa de mensagens da Microsoft. A razão mais óbvia é que ele é o mais usado em todo o mundo. Mas além disso o Outlook tem vários buracos de segurança, criados no bem intencionado esforço de facilitar a vida dos usuários honestos. Um deles é a facilidade com que se executa um arquivo anexado, especialmente se ele for escrito na poderosa linguagem do Visual Basic, enraizada e com trânsito quase livre em todos os aplicativos do Windows.

 

Remédio Amargo – Para reparar essa libertinagem, a Microsoft lançou um patch para o Outlook 98 e 2000 que oferece segurança contra esses tipos de vírus.

O preço é alto: o Outlook não vai mais abrir arquivos que contenham códigos executáveis anexados aos e-mails. Para evitar a disseminação do vírus, que é feita roubando a lista de amigos das vítima, uma caixa de texto será exibida quando um programa externo tentar acessar o catálogo de endereços. O patch está disponível no site office update da Microsoft, para as versões 98 e 2000, e nesta última é necessário que o usuário faça o download do Service Release 1 antes de instalar o patch.

 

UTILIDADE PÚBLICA INFORMÁTICA – Segurança

 

 

INFORMAÇÃO EM PERIGO

Invasores com mais chance de atacar em junho

Vírus

Efeitos

PE_CIH

Corrompe o disco rígido e apaga a flash Bios

Mdma.c

Infecta arquivo do Microsoft Word, não causa destruição

Bandung

Exclui arquivos do diretório Windows e do Word

Tamagoxi

Apaga todos os arquivos do disco rígido

Helper

Infecta arquivos da Microsoft Word e insere senhas nos arquivos infectado

Pathogen

Infecta outros arquivos executáveis aumentando seu tamanho original

Delta

Infecta arquivos executáveis destruindo os arquivos

Badboy

Idem ao Delta

Theatre

Infecta arquivo da Microsoft Word, não causa destruição

Alliance

Adiciona nas propriedades do arquivo do Word a frase: “You have been infected by the Alliance”

Npox.963

Vírus de boot, apaga o Boot e a FAT do disco rígido

Form

Vírus de boot, produz sons, trava o sistema e corrompe o disco rígido.

Sunday-2

Em cada domingo exibe a mensagem “Today is SunDay! Why do you work so hard? All work and no play make you a dull boy! Come on! Let us go out and have some fun”.