FANTASTICOS – Pico da neblina

 

 

Possui uma área de aproximadamente 2.200.000 ha. Está localizado no estado do Amazônas, no município de São Gabriel da Cachoeira. Atualmente os transportes fluvial e aéreo são as opções para se chegar até o Parque. O acesso fluvial é feito através do igarapé Itamirim e dos rios Cauaburi e Sá. A cidade mais próxima à unidade é São Gabriel da Cachoeira que fica a 900 Km de distância da capital.

 

Está localizada no habitat da representação indígena mais expressiva do país, hoje abriga uma pequena população dos Yanomami.

 

O Parque além de contar com uma extraordinária beleza paisagística do conjunto de montanhas e de sua flora, encontra-se neste, o ponto culminante do nosso país, com 3.014 metros de altitude. A época de menor precipitação é de agosto a dezembro.

 

O relevo da região amazônica comporta-se com domínio de terras baixas equatoriais ou ainda domínio dos tabuleiros e sendo o mesmo bem ondulado com picos e montanhas. Sua maior altitude é o Pico da Neblina com 3.014 m.

 

A cobertura vegetal da área compreende a Floresta Tropical Úmida Densa e Aberta. Esta fisionomia apresenta cobertura uniforme, com árvores de grande porte (25-30m) e ainda apresenta espécies características da parte noroeste: palmeiras, elevado números de cipós, buriti, gomeira-amarela, tamaquete e outras.

 

Possui a fauna característica da Amazônia. Entre os mamíferos, existem algumas espécies ameaçadas de extinção, como: o macari-preto, o cachorro-do-mato-vinagre e a onça-pintada. Entre a avifauna estão ameaçados o gavião-pega-macaco, o gavião-de-penacho, bem como o galo-da-serra.

 

O clima da região apresenta temperaturas anuais médias acima de 25 ° C e umidade relativa superior a 80%. O mês mais frio possui temperaturas acima de 20 ° C e não existe inverno climático, tendo como precipitação anual 3.496 mm.

 

Os maiores conflitos são ocasionados com os garimpeiros e os extratores de cipó, que descaracterizam a área, muitas vezes, de forma irreversível.

 

 

Veja mais,


 Pico da neblina